|
O diário de bordo dos membros da banda Lukin-Pearl Jam cover/BH:
- Alvair Bueno (guitarra/vocal)
- Douglas Oliveira (bateria)
- Gustavo Bueno (guitarra)
- Bruno Marques (baixo)
- Valentim (roadie)
|
27 de julho de 2003
Estava assistindo ao Top 20 Brasil, da MTV, ontem da mesma maneira que faço há uns 5 anos ou mais: garimpando algo que preste no meio daquela porcariada, quando fui surpreendido com uma tal "Evanescence" que surgiu no 18º lugar da parada.
Não que tenha gostado da banda ou do clipe, mas é que esse tipo de "revelação" da música me faz pensar em várias coisas:
1. qual o futuro da música que carrega um pouco mais de peso - que é um estilo que eu curto;
2. quantas vertentes do "nu" teremos? Nu-metal, nu-hardcore, nu-gothic...
3. aonde e quando essa lambança começou?
Pra quem ainda não (ou)viu, Evanescence é uma banda que conta com uma (bela) vocalista feminina e visual gótico, fazendo um som chamado por eles próprios de "nu-gothic", que de gótico mesmo não tem nada ou quase nada. Explico melhor: na essência, o som é o do Linkin Park com vocais femininos e versos um pouco mais longos.
Vamos fazer um retrocesso, então: Evanescence lembra Linkin Park e Papa Roach, quem lembram Korn, que lembra Deftones, que lembra Tool, cujas referências são Black Sabbath e Led Zeppelin, pra encurtar o papo (dá pra encaixar Nirvana, Metallica e outras aí no meio). As bases são firmes, mas à medida em que se caminha adiante, a gente vê as mutilações que essas bases sofreram (exceto no caso do Tool, que tem influências, mas o conteúdo é inegavelmente rico). Claro que tem gente que curte essas bandas mais recentes, mas não podemos ignorar tudo o que elas carregam e o que causam no cenário musical. Música é uma coisa tão importante na vida das pessoas que ela não deveria ser absorvida sem cuidado e um pouco de carinho. Por isso, não vou recriminar o pessoal que coloca P.O.D. no CD player por opção, mas peço aos mesmos uma coisa: não parem por aí. A música, além de evoluir, tem um passado muito forte e, em certos casos, melhor do que se vê atualmente.
Saudades do Soundgarden...
|
|